APRESENTAÇÃO

O XI Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável e VIII Congresso Internacional de Agropecuária Sustentável, Evento On-line,  05 a 07 de outubro de 2023, cujo tema central serão os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível global. O intuito, que ensejou a escolha do referido tema, é o de apresentar discussões e proposições relevantes, em que a comunidade acadêmica e geral demonstre consciência acerca de suas responsabilidades sociais, econômicas e ambientais para um real desenvolvimento sustentável.

Portanto, espera-se que a realização do evento seja uma oportunidade de divulgação de conhecimentos, e soluções aos problemas globais, em busca de sistemas produtivos mais sustentáveis.

O XI Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável e VIII Congresso de Agropecuária Sustentável, na figura de sua comissão organizadora e parceiros, trabalha desde 2009, preocupados com esta linha – a de um desenvolvimento sustentável, bem antes da palavra “sustentabilidade”, ser usada com tanto destaque. Ao longo de suas edições vem contribuindo para as discussões inerentes ao estado da arte das temáticas relativas às práticas sustentáveis no âmbito das pesquisas. Ao conciliar a perspectiva de renomados pesquisadores internacionais e nacionais, bem como pesquisas de estudantes de graduação e pós-graduação, o evento contribui para o desenvolvimento de um senso crítico no âmbito da produção cientifica dentro do tema. O evento com a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tem por proposição ser mais aderente – com foco ao nível global – à redução da pobreza, proteção do meio ambiente e o clima, e na garantia de condições aceitáveis para que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

 Objetivo geral

O objetivo do evento é expandir o desenvolvimento científico, a proposição de políticas públicas, projetos, discussões, documentos e o debate crítico, de modo geral, quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por se tratar de um evento pleno, interdisciplinar e multidisciplinar, discutir-se-á aspectos críticos ligados à proteção do meio ambiente, redução da pobreza extrema, bem como a promoção da paz e da prosperidade para todos.

 

Objetivo específico

  • Expandir o desenvolvimento científico e integração dos estudantes, extensionistas, pesquisadores, empresas privadas e demais interessados;
  • Debater assuntos acerca da temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
  • Expor conhecimentos e suas aplicações;
  • Cooperar na constituição da consciência crítica para o desenvolvimento de modelos sustentáveis;
  • Estimular parcerias entre as universidades, empresas privadas, órgãos de pesquisas, entidades de extensão rural e a sociedade civil.
  • Evidenciar metodologias visando o desenvolvimento sustentável.
  • Fortalecer o conhecimento em eventos de cunho técnico-científicos em sustentabilidade, com vistas ao aperfeiçoamento do corpo discente e docente.

A comissão organizadora tem como metas, ao propiciar uma aproximação de pesquisadores internacionais, nacionais, empresas privadas, estudantes de graduação e pós-graduação, extensionistas, técnicos, bem como governos e sociedade civil, inovar nas discussões voltadas ao fortalecimento de soluções e resultados, medir o progresso e compartilhar lições aprendidas para uma vida em sociedade mais plena em seu sentido econômico, social e ambiental. As discussões a serem apresentadas durante o SIMBRAS serão pautadas na apresentação de pesquisas e proposição de políticas públicas para o atingimento das metas apresentadas pela ONU para o Brasil, por seus pesquisadores, acadêmicos e a população de modo geral, possa cumprir seu papel na esfera global no que concerne ao desenvolvimento sustentável.

 Justificativa

Os ODSs representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030. O evento se mostra, portanto, como um importante espaço de discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na medida em que já, por seu histórico, demonstra know-how a partir das palestras, mesas de debate, uma aderência à agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. A Agenda 2030 da ONU é o documento que apresenta como a organização determina as diretrizes para a ação dos Estados membros. Apesar de algumas questões controversas do documento, o mesmo tem se tornando política ao redor do mundo – inclusive com diversas frentes de ação no contexto brasileiro.

Vamos abordar em palestras, minicursos, rodas de conversas com especialistas, internacionais e nacionais, assuntos relacionados a todos os 17 (Dezessete) objetivos e metas principais da Agenda 2030 da ONU, como exemplo:

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Fome zero e agricultura sustentável;
  3. Saúde e bem-estar;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de Gênero;
  6. Água potável e saneamento;
  7. Energia limpa e acessível;
  8. Trabalho decente e crescimento econômico;
  9. Indústria, inovação e infraestrutura;
  10. Redução das desigualdades;
  11. Cidades e comunidades sustentáveis;
  12. Consumo e produção responsáveis;
  13. Ação contra a mudança global do clima;
  14. Vida na água;
  15. Vida terrestre;
  16. Paz, justiça e instituições eficazes;
  17. Parcerias e meios de implementação.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desenvolveu uma proposta de adequação das metas globais da Agenda 2030 à realidade brasileira. O IPEA adaptou as metas de acordo com as especificidades e prioridades do país e definiu indicadores para acompanhar o cumprimento dos compromissos assumidos. Em 2018 foi lançada uma plataforma que permite o acompanhamento dos indicadores brasileiros referentes à Agenda 2030. A plataforma se chama ODS, fazendo referência aos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU. Seu objetivo é engajar a sociedade brasileira com a Agenda 2030. A ODS promove: ações comunicativas; ações formativas; projetos estratégicos; inserção das pautas na agenda política do país (Fonte: Redação Brasil Paralelo, 18 de agosto de 2022, acessado em 16 de fevereiro de 2023). O SIMBRAS tem como intuito somar esforços a essa plataforma.

Estrutura Organizacional

O SIMBRAS é um evento multidisciplinar e interdisciplinar que  envolve pesquisadores e professores de diversas regiões do Brasil, como Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia, Mato Grosso, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Sergipe, Amazonas e diversas outras partes mundo como a exemplo – Estados Unidos, Equador, Bolívia, Colômbia, Canadá, Espanha, dentre outras regiões – trazendo metodologias em inovações, troca de conhecimentos nacionais e internacionais, além de apresentar novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável. O evento conta com parcerias entre órgãos públicos, empresas de pesquisas, extensionistas e empresas privadas. Os trabalhos terão publicação on-line, com livre acesso a todos, com ISSN. Além de Livro dos Anais de palestras, com capítulo de livro com ISBN, que serão distribuídos a todos os inscritos no evento, também serão realizadas distribuições gratuitas a bibliotecas de várias instituições do país e do exterior. A realização do XI SIMBRAS é possível pela experiência adquirida pela comissão organizadora na realização dos eventos anteriores, que ao longo do tempo tem sido aprimorada a cada evento. Serão destacados aqueles trabalhos reconhecidos por sua qualidade em cada uma das temáticas do evento. Defendemos a premissa de que é necessário um constante incentivo para a formação de pesquisadores voltados ao tema, por isso a premiação. Mais que responder a uma demanda premente por apontamentos científicos voltados à temática do evento é a contribuição para o continuo aperfeiçoamento de pesquisadores e estudantes, principalmente, pela construção conjunta de conhecimento entre pesquisadores internacionais dos mais diversos centros de pesquisa, que nos move em prol de um debate científico de qualidade e inclusivo.

Público-Alvo

Estudantes de graduação e de pós-graduação,

Professores e pesquisadores,

Extensionistas, técnicos agrícolas e ambientais,

Representantes de sindicatos, cooperativas e associações,

Produtores rurais,

Empresas privadas

Dirigentes de órgãos públicos responsáveis pelas políticas públicas do setor,
Assessores diretores e dirigentes de instituições públicas vinculadas à pesquisa e à extensão rural,
Dirigentes e técnicos de organizações não governamentais,
Jornalistas e editores de publicações especializadas.

Informações: [email protected]