20 e 21 de Setembro de 2018.
Biblioteca Central Campus UFV - Viçosa MG

 PALESTRANTES

IX Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável

VI Congresso Internacional de Agropecuária Sustentável

Dr. Henrique Nunes Parente - Universidade Federal do Maranhão.

O professor HENRIQUE PARENTE é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (2004), Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e Doutor em Zootecnia pelo Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia - UFRPE/UFPB/UFC (2009). Atualmente é professor Associado I do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão. Foi membro do Comitê de Ciências Agrárias/PIBIC (2014/2015) e Coordenador do Curso de Zootecnia (2015/2016). É membro titular da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e suplente da Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório. É credenciado e atualmente encontra-se como vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico Tecnológico do Estado do Maranhão (FAPEMA).

Dr. Rogério de Paula Lana – Professor da Universidade Federal de Viçosa.

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1987), mestrado em Zootecnia - Departamento de Zootecnia - UFV (1991) e doutorado em Animal Science - Cornell University, Ithaca, NY, USA (1997). É professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa desde 1992, atualmente na classe Titular; Bolsista 1B de Produtividade em Pesquisa do CNPq; Responsável pela coordenação do Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável (SIMBRAS), editor dos anais de palestras, resumos expandidos e minicursos; Editor-chefe da Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável / Brazilian Journal of Sustainable Agriculture (RBAS / BJSA); Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (https://sites.google.com/site/posgraduacaoagroecologiaufv/) e revisor das revistas: Animal Feed Science and Technology, Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Ciência Rural, Revista Ceres e Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável. Desenvolve pesquisas relacionadas à avaliação de alimentos para animais ruminantes, exigências nutricionais, fermentação ruminal, avaliação de sistemas de formulação de rações para bovinos, eficiência de uso de nutrientes, sustentabilidade da agricultura e pecuária e agroecologia. É autor e co-autor de 362 resumos de congressos científicos, 194 artigos científicos, orientador/membro de 95 dissertações de Mestrado e 36 teses de Doutorado. É autor de três livros: 1) Sistema Viçosa de formulação de rações (2000, 2003, 2005 e 2007), 91p., com planilha de cálculo de rações; 2) Nutrição e alimentação animal (mitos e realidades) (2005 e 2007), 344p.; e 3) Respostas de animais e plantas aos nutrientes (2007, 2015), 171p.

Dra. Tatiana Cristina da Rocha – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Docente do curso de agroecologia na UFRB. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em produção e nutrição de monogástricos, atuando principalmente nos seguintes temas: aves, proteína ideal, aminoácidos digestíveis, exigências nutricionais e manejo agroecológico de monogástricos.

Dr. Harold Ospina Patino – Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Zootecnia na Facultad de Ciencias Agropecuárias pela Universidade Nacional de Colombia (1985), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Pós-doutorado pela Universidade de Guelph - Canadá (2009). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em avaliação de alimentos para animais, atuando principalmente nos seguintes temas: suplementação, consumo, digestibilidade, bovinos de corte e feno.

Dr. Urbano dos Santos Ruiz - Professor da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"( ESALQ) – USP

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Jaboticabal. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Zootecnia da ESALQ - USP. Tem experiência na área de Nutrição e Alimentação Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de alimentos, uso de aditivos na alimentação e fibra dietética para suínos; estratégias nutricionais e alimentares para redução do potencial poluente dos dejetos da suinocultura.

Dr. Flávio Medeiros Vieites - Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando na graduação do Curso de Medicina Veterinária. Também é revisor ad hoc dos seguintes periódicos: Revista de Pesquisa Agropecuária Brasileira, Semina: Ciências Agrárias e Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal. Atua na área de Zootecnia, com ênfase em exigências nutricionais de animais não ruminantes, trabalhando principalmente com os seguintes temas: produção de suínos e aves, balanço eletrolítico, desordens locomotoras em frangos de corte, ambiência e bem estar animal.

Dr. Diogo Vivacqua de Lima - Professor da Faculdade Multivix Castelo – ES

Possui graduação em medicina veterinária - FACASTELO (2005) no ES e mestrado em Fisiologia e Reprodução de Ruminantes pelo departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (2009), em MG. Possui o título de doutor em Fisiologia e Reprodução de Ruminantes pelo departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, desde julho de 2014. Está trabalhando com pesquisas sobre castração orgânica em ruminantes e equídeos. Tem experiência na área de Bovinocultura e Equideocultura, com ênfase em produção e reprodução. Membro coordenador do I, II, III , IV, V , VI e VII (2009 -2015) SIMBRAS ? VI Simpósio Brasileiro e III Congresso Internacional de Agropecuária Sustentável e Membro Editor do Livro dos Anais das Palestras. Membro da comissão organizadora do Programa INVENTABRASIL, 2011, 2012 e 2013, que é uma feira de Inovação, Empreendedorismo Científico e Negócios no Espírito Santo. Parecerista ad hoc dos Volume, 1, Número 1 e 2, Ano de 2011, Volume 2, Número 2, Ano de 2012, da Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS)/ BRAZILIAN JOURNAL OF SUSTAINABLE AGRICULTURE (BJSA). Membro da coordenação do IV, V, VI , VII e IV Congresso Brasileiro e Capixaba de Pecuária Bovina em 2012 até 2017. Desde 19 de março de 2010 é professor do Instituto de Ensino Superior do Espírito Santo, ministrando as disciplinas de: Equideocultura; Bovinocultura e Bubalinocultura; Caprino e Ovinocultura; Fisiopatologia da Reprodução, Biotecnologia da Reprodução, Diagnóstico por Imagem e Embriologia para os cursos de Medicina Veterinária e Biomedicina. Trabalha prestando consultoria veterinária para os produtores de leite da Cooperativa Agrária Mista de Castelo desde 2013 até os dias atuais. Em 14 de março de 2015 foi nomeado Diretor Científico da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore e foi renomeado para a gestão 2017-2019 . Em 2017 assumiu como voluntariado a coordenação de projetos no INED - Instituto de Gestão, Educação, Saúde e Desenvolvimento Sustentável. Em janeiro de 2017 se tornou secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município de Castelo -ES e deixou o cargo em fevereiro de 2018.

Dr. Gustavo Leonardo Simão – Doutorado na Universidade de Lavras.

Doutor em Administração - Área de Concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação pela Universidade Federal de Lavras com Estágio Doutoral na The University of Queensland (Austrália). Mestre em Administração e Bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa. Em seu doutorado buscou avaliar enfoques das interferências institucionais na gestão e estruturação de cooperativas lácteas no Brasil e na Austrália. No mestrado analisou a eficácia de políticas públicas de desenvolvimento local, especificamente o Programa de Aquisição de Alimentos em Minas Gerais. Tem interesse nos seguintes temas: administração, administração pública, agronegócio, políticas públicas voltadas ao agronegócio e desenvolvimento local.

 

 

 

 

 

 

 

Encontre-nos no facebook

Onde Estamos »

Seu navegador está desatualizado.
Clique aqui e faça o download de um novo browser para poder ter acesso ao site.