20 e 21 de Setembro de 2018.
Biblioteca Central Campus UFV - Viçosa MG

No Brasil, a agropecuária é um importante setor da economia, sendo responsável pelo fornecimento de alimentos, bem como de empregos para a sociedade. Os sistemas produtivos, de animais e vegetais, apresentam uma forte inter-relação com o meio ambiente. Desse modo, faz-se necessária a discussão de modelos produtivos mais sustentáveis.

O evento será dos dias 20 a 21 de Setembro de 2018, e é considerados um dos eventos mais importantes na área no país e reúne professores, pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores rurais, empresários e profissionais liberais ligados à Ciências Agrárias. O evento teve sua primeira edição em 2009 e a partir deste período vem ocorrendo anualmente. No ano de 2018, o SIMBRAS chega à sua 9ª edição e será realizado pela Universidade Federal de Viçosa, campus universitário de Viçosa, que tem como missão gerar, adaptar, transferir e, ou, colocar o conhecimentos, inovação, técnicas e tecnologias.

O IX SIMBRAS visa promover  a troca de conhecimentos entre pesquisadores vinculados a instituições nacionais e internacionais, profissionais e gestores de áreas afins, de forma a cooperar parar o fortalecimento da pesquisa, e extensão no Brasil e no mundo. O tema é de grande importância para o desenvolvimento seja calcado por bases cientificas, metodológicas e técnicas que garantam princípios fundamentais no desenvolvimento agroecossistemas biodiversos, resilientes, eficientes do ponto de vista bioenergético, socialmente justos, características que constituem os pilares da sustentabilidade. Esta edição irá abranger a diversidade de funções desempenhadas pela agricultura, envolvendo aspectos econômicos, técnicos, tecnológicos, ecológicos, sociais e ambientais, convocando todos os setores da sociedade, bem como as áreas afins, para a discussão e reflexão de um modelo de desenvolvimento agrário para as novas fronteiras agrícolas dentro de uma visão ampla, discernida e multidisciplinar.

O evento tem como meta apresentar as produções científicas e tecnológicas recentes em diversas áreas das ciências agrárias sob a perspectiva da sustentabilidade social, econômica e ambiental. Os objetivos do evento serão apresentar tecnologias que permitam o estabelecimento de sistemas de produção ecologicamente eficientes e que possam ajudar a superar as barreiras que dificultam o desenvolvimento econômico e a inclusão social. O Evento contará com Palestras e Apresentações de Trabalhos científicos atuantes nas diferentes áreas.

Os objetivos e metas são:

- Reunir profissionais de renomadas instituições de ensino, pesquisa e extensão, autoridades governamentais, representantes do setor privado e de organizações sociais com a finalidade de discutir temas relevantes relativos à agropecuária sustentável e buscar soluções para questões relacionadas ao interesse social e meio ambiente.

- Discutir metodologias de ação no sentido de conscientizar a população sobre o consumo sustentável, seu direito e dever enquanto cidadãos quanto à necessidade de contribuir para redução dos efeitos deletérios da crise ambiental, mudança de postura e comportamento.

- Propor soluções levantadas e discutidas durante o evento, com foco no melhor gerenciamento do setor agropecuário, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida.

- Difundir conhecimentos e tecnologias relativas à sustentabilidade do setor agropecuário.

Os objetivos específicos são:

- Avaliar os resultados discutidos nas áreas diversas e com diferentes profissionais de forma a promover soluções para o desenvolvimento sustentável na agropecuária.

- Em longo prazo, pretende-se enfatizar a ciência inovadora, tecnológica e social; a eficiência, racionalidade, difusão de metodologias e melhores práticas sobre gestão de inovação.

O evento é apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PEC/UFV e Centro de Ciências Agrárias - CCA/UFV, além de contar com parcerias em órgãos públicos tais como CAPES e FAPEMIG.

Encontre-nos no facebook

Onde Estamos »

Seu navegador está desatualizado.
Clique aqui e faça o download de um novo browser para poder ter acesso ao site.